SIMONY E DIGO VIANNA "EU SEM VOCÊ"

DVD SIMONY

DVD SIMONY
CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA AS NOVIDADES DO DVD

CD SIMONY NAMORADOS

CD SIMONY NAMORADOS
PRA BAIXAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

sábado, 20 de agosto de 2011

LEMBRANÇAS FANTÁSTICAS: DOMINÓ


Dominó é um grupo musical brasileiro que teve seu auge nos anos 80 e depois no final dos anos 90. Foi criado pela produtora de Gugu Liberato.

Concebido nos moldes do grupo portorriquenho Menudo, apareceu em 1984, com o hit Companheiro. Ao mesmo tempo em que o grupo Menudo estava estourado no Brasil, o então apresentador do programa Viva a Noite, Augusto Liberato (Gugu), através de sua agência Promoart, resolveu formar uma versão nacionalizada do grupo. Para a formação do grupo, diversos garotos com idades entre 14 e 15 anos realizaram testes nos quais precisavam saber cantar e dançar. Os selecionados foram Affonso Celso Lucatelli Nigro (Afonso Nigro), Lenilson dos Santos (Nill), Marcos Roberto Quintela (Marcos) e Marcelo Henrique Rodrigues (Marcelo). Ainda em 84, o grupo lançou um compacto pela CBS com duas versões de sucessos de um grupo mexicano: Ela Não Gosta de Mim e Companheiro, que foi a primeira música a estourar nas rádios, com direito a clipe lançado no programa global Fantástico.


Em 1985, quando o Dominó já era uma febre, o grupo lançou seu primeiro LP pela CBS e vinha com, além das famosas Companheiro e Ela Não Gosta de Mim, a música Ainda Sou Você, faixa de trabalho desse álbum. Além disso, contava com a participação especial do grupo Balão Mágico nas faixas Chega Mais um Pouco e Fim de Semana. Em 1986, além de ser presença constante em programas de TV, principalmente da TVS, o grupo ganha um especial da emissora em um resort. No mesmo ano o Dominó lança um disco em espanhol e estoura no mercado latino. Esse LP tinha uma regravação da música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes. Por aqui, o segundo álbum vinha puxado pelos sucessos Guerreiros, Mariá, Amor e Música e Jura de Amor.
Em 1987, o Dominó já tinha três anos de estrada e um enorme sucesso de vendagens, público e crítica. O terceiro LP é o ápice da "dominómania" que assolava o país. Esse disco contou com sucessos como P da Vida, que "estourou" logo em seu lançamento, seguido de Manequim e Medusa. Nesse mesmo ano, eles participaram do filme Os Fantasmas Trapalhões juntamente com seu padrinho e empresário Gugu Liberato. Em 1988, o álbum preto, como é chamado, mostra uma fase de amadurecimento do grupo e traz músicas de caráter mais reflexivo. Esse LP trouxe os sucessos Com Todos Menos Comigo (Vai por aí/ Com uns e com outros/ E passa por mim/ Faz pouco de mim / Anda muito bem / Com todos menos comigo / seus olhos são / são verdes bofetada...), Bruta Ansiedade (...é uma bruta ansiedade / Periga a sufocar / O vento fica na saudade / Do ar, do ar / Quero respirar...) e As Palavras, com a participação especial de Angélica, na época apresentadora dos programas Clube da Criança e Milk Shake, na Rede Manchete. Nesse mesmo ano o quarteto ainda participou de dois filmes: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, onde cantam a música Paraíso.


Tudo ia bem até Nill deixar o grupo e partir em carreira solo. A despedida foi no programa Viva a Noite em 19 de outubro de 1989. A Promoart preferiu seguir a carreira do grupo somente com os três integrantes e lançou, em 1990, um LP puxado pelas faixas Maria, Felicidade Já e Leilão. Porém, desde a saída de Nill, o grupo havia perdido grande parte de sua popularidade e de seu espaço na mídia.
Isso se deve também à formação do grupo Polegar (banda juvenil lançada também pela Promoart Shows). Ao contrário do Dominó, o Polegar não se utilizava de coreografias e sim de instrumentos musicais se destacando por ser a 1a banda juvenil lançada a nível nacional, formada por 4 integrantes: Alan Frank - teclados; Alex Gill - baixo/vocal principal; Rafael Ilha - guitarra/vocal e Ricardo Costa - bateria.

 grupo Dominó ainda lançou mais um disco em 1992, porém não contava mais com seu principal integrante e vocalista Afonso Nigro, que deixou o grupo alguns meses antes do LP ser gravado. A Promoart e a Sony Music, que havia comprado a CBS, preferiram reativar o quarteto, escolhendo dois novos integrantes: um garoto chamado Ítalo e o apresentador do programa infantil ZYB Bom, da Rede Bandeirantes, Rodrigo Faro. Este disco teve apenas um sucesso: a faixa Sem Compromisso, que era cantada por Marcelo e contava com a participação especial da namorada dele na época, a apresentadora do SBT Mara Maravilha.


Em 1993, Marcos deixou o grupo e foi substituído por Klaus. No final do mesmo ano, foi a vez de Marcelo se despedir no programa Sabadão, em que relembrou o antigo sucesso Manequim. Em seu lugar ficou o garoto Fábio. A formação passou a ser: Rodrigo Faro, Klaus, Fábio e Ítalo. Anos mais tarde Klaus Hee (que é modelo também) posa para a G Magazine nos anos de 2004 e 2006 e forma uma banda de Pop Rock e que toca covers de músicas dos anos 80 e 90 chamada Kilometro Cúbico (ou KM3).
Nos anos seguintes o grupo caiu no esquecimento, porém em 1997 o Dominó reapareceu e voltou a fazer sucesso, graças à música Baila, Baila Comigo. Esta formação era composta por Rodrigo Phavanello, Héber, Rodriguinho e Cristiano. Após alguns anos sumidos, o grupo voltou em 2003 com novos integrantes e nova proposta, porém não pertencendo mais à Promoart. O novo empresário apenas paga o direito pelo uso da marca Dominó a Gugu. A formação foi composta por Mike, Ricky, Diego e Leandro e o grupo apareceu poucas vezes em programas de televisão, como é o caso do Domingo Legal, do SBT, em julho de 2003, e dos programas Superpop e Bom Dia Mulher, na RedeTV!. As músicas eram compostas pelos integrantes e as faixas de trabalho foram Coração Parou e Baby, mas o sucesso não durou muito tempo. 


Em fevereiro de 2008 houve uma nova seleção para escolher os novos integrantes no Rio de Janeiro e escolheram os cariocas Rafael Pires, Vinícius, Thalis e Jojo para integrar a nova formação. Eles ficaram dividindo um apartamento na Barra da Tijuca e ensaiando e gravaram o primeiro álbum que teria quatro canções inéditas e oito regravações da primeira formação. Em março, o cantor Rafael Pires sofre um sequestro-relâmpago e depois é solto (a notícia repercutiu na mídia). Segundo o jornal O Globo, o grupo iria até abril de 2008 se apresentar no programa Domingo Legal (do SBT) com o Afonso Nigro e o Rodriguinho, mas depois não se tem notícias do grupo.


Um comentário:

  1. Esse conjunto embalou minha adolescencia e de muitos outros garotos saudades dessa época aurea em minha vida

    ResponderExcluir