SIMONY E DIGO VIANNA "EU SEM VOCÊ"

DVD SIMONY

DVD SIMONY
CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA AS NOVIDADES DO DVD

CD SIMONY NAMORADOS

CD SIMONY NAMORADOS
PRA BAIXAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

VAMOS FALAR DE BALÃO MÁGICO


O programa infantil “Balão Mágico”, foi exibido pela Rede Globo, em 1983, de segunda a sexta-feira, às 11h. Na direção esteve Rose Nogueira e na supervisão estava Nilton Travesso. Edi Newton era o responsável pela direção das atrações musicais.
Para quem não lembra, o infantil era uma produção da TV Globo de São Paulo e fez muito sucesso entre as crianças, que adoravam assistir ao programa comandado também por crianças.
Ele tinha cerca de uma hora de duração, o “Balão Mágico” misturava números musicais, sorteios e desenhos animados. Algumas pequenas histórias eram usadas como gancho para a apresentação de desenhos e dramatizações. Para criar essas histórias, Rose Nogueira contava com a parceria da poeta Lúcia Vilares.
Porém, no início, o programa era comandado por dois apresentadores: Simony, com seis anos na época, e Fofão, um misto de homem, cachorro e ser intergaláctico, interpretado pelo artista plástico Orival Pessini. Inicialmente, Fofão não falava, e a doce Simony traduzia os sons que seu inseparável companheiro emitia.

FOFÃO

Já em 1983, poucos meses depois da estreia, ele sofreu algumas mudanças: o texto ficou sob responsabilidade de Gabriel Mendes, com direção de Edi Newton, coordenação de Geraldo José Gurjão e supervisão de Nilton Travesso.
Além disso, o programa ganhou mais meia hora na programação da emissora, passando a ser exibido também aos sábados.
Nessa fase, Simony sempre aparecia em cena envolvida com as lições da escola, enquanto Fofão, sentindo falta de brincar com a companheira, procurava um novo amigo para dividir seu tempo.
Foi então que entrou para a turma o Fofinho, boneco de pano confeccionado por Fofão, idealizado por Orival Pessini e interpretado por Tob, integrante do grupo musical “Turma do Balão Mágico” – criado em 1982 e do qual Simony fazia parte. Mike, outro integrante do grupo infantil, também participava da atração.
Em setembro de 1983, Castrinho estreou no “Balão Mágico” com o personagem Cascatinha, lançado no humorístico “Chico City” (1973), um menino dentuço e barrigudo.


Um ano depois, também passou a integrar o programa a menina Luciana, de quatro anos, que inicialmente substituiu Simony durante suas férias e depois começou a comandar a atração ao lado dela. Ainda nesse mesmo ano, o Balão ganhou mais uma hora de duração. As brincadeiras e sorteios foram mantidos, e uma nova abertura foi gravada num sítio em São Pedro (São Paulo).
A nova abertura do programa contava com a participação de Simony, Luciana, Castrinho, Fofão e o Saci do “Sítio do Picapau Amarelo”, de 1977.
Em 1984, ganhou novos cenários. Para criar e conceber o novo espaço do infantil, o cenógrafo Jean Philippe Therène se inspirou em antigas ilustrações de livros de histórias infantis. Ele projetou um cenário de 15m de comprimento, onde a trupe do Balão mágico passou a percorrer um gramado com flores, casinhas de abelhas, cachoeira, riachos e montanhas. O fiel balão azul continuava em cena, sempre pronto para subir. Além das brincadeiras habituais, Simony, Fofão e Fofinho passaram a dar dicas de mágicas, crochê e atividades artesanais.
Depois de dois anos afastado da televisão, em 1985, o ator Ferrugem voltou às telas interpretando o boneco Halleyfante, ou simplesmente Fante, um robô que brincava ao lado de Fofão, Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que também entrou para o Balão naquele ano. O personagem Fante foi criado pelo publicitário Marcelo Diniz e sua principal missão no programa era defender a ecologia. Ele foi elaborado em função da passagem do cometa Halley pela órbita da Terra.


Uma das principais atrações do infantil era sua abertura. Ao som de “Lindo Balão Azul”, sucesso de Guilherme Arantes, Simony e várias crianças viajavam em um balão de 38 metros de altura, criado pelo artista Victorio Truffi.
Para compor o visual do personagem, Pessini usava uma máscara criada por ele próprio e uma jardineira confeccionada por Ney Galvão.
Curiosidades:
- Em 1982, Tob, Mike e Simony foram convidados pela gravadora CBS para formar o grupo musical infantil “A turma do Balão Mágico”. O disco do grupo foi um sucesso e, no ano seguinte, a TV Globo convidou Simony para estrelar o programa “Balão Mágico”.
- Nos últimos meses de exibição do programa, enquanto “Xou da Xuxa” (1986) estava em fase de produção, o Balão foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho, com texto de Wilson Rocha.
- Balão mágico saiu do ar em 1986 para dar lugar ao “Xou da Xuxa”.
Mas quando se fala desse programa, logo nos vem a cabeça a música “Super Fantástico – A Turma do Balão Mágico”, lembram?



Nenhum comentário:

Postar um comentário